Há pessoas que têm duas datas de aniversário, a de nascimento e outra que geralmente é ganha após sair ileso de um acidente, ou ter recebido um transplante de órgão. Dia nove de julho é o aniversário de nascimento do meu pai que se chama José Carvalho, e quando se converteu ao judaísmo ganhou uma nova data, o dia quinze de julho que também veio acompanhado por um novo nome, meu pai também se chama Yossef Karvalio e desde 2005 que ele não ganha um abraço meu porque resolveu morar do outro lado do mundo, lá em Israel!

05/01/2012 – Minha vó (direto do Maranhão), meu pai (direto de Israel) e eu (do Rio) visitando os nossos em São Paulo!! Fiquei 6 anos sem ver meu pai e 15 anos sem ver minha avó!! Numa tacada só abracei os dois hoje em Sampa!!

Árvore Carvalho

Meus pais sempre foram rock’n roll tranquilões do tipo Beatles e Elton John! Cresci ouvindo só coisa boa! Meu pai é todo estudioso, tipo intelectual e bem humorado, mas ele também era um cara durão e complicado na maioria das vezes, hoje entendo seus motivos. Quando estava de bom humor batia altos papos com meus amigos sempre curiosos em relação ao judaísmo. Às sextas feiras para recebermos o “Shabat” ele fazia a “Challah”pão trançado tradicional judaico para comermos com vinho e meus amigos e os da minha irmã eram convidados a participar, meu pai ficava todo feliz! Muita saudade daquela época!

Tribo Guajarara

pintura

Diz minha avó que a avó dela era uma indiazinha linda quando, no meio da floresta, chegaram caçadores e mataram a tribo toda! Os caçadores eram europeus e descobriram minha bisavó encolhida debaixo de uma moita, ela rosnava feito um gato selvagem, foi laçada e carregada em uma rede de caça. Um dos caçadores a adotou, e quando ela se tornou mulher, eles se casaram. Meu pai diz que o bisavô dele era tão branco, mas tão branco que as pessoas achavam que ele era um fantasma! Essa e outras várias estórias da família, como as diferentes espécies de plantas para cada tipo de doença e saídas para caçar e o preparo das carnes de tatus, macacos e antas eram contadas em animadas reuniões regadas à café, cuscuz e farinha. Muita saudade daquela época!²

Meu pai é exemplo e coragem! Saiu de casa, mudou de país, meteu às caras sem saber falar quase nada de hebraico e hoje está muito bem! Sempre com o apoio de uma família linda, viu Hadassa Lerner!!

Nove dias após o aniversário do meu pai é a vez da minha mãe! Olha só eu toda ariana em marte tendo um pai canceriano machão e uma mãe canceriana totalmente romântica!!Sofri com o gênio desses dois. Eles estão separados desde 2004! Foi melhor assim! Admiro muito a força de vontade e coragem do meu pai!!Não vejo a hora de poder visitá-lo na linda cidade de Jerusalém! Saudades!! ♥

p.s. uma curiosidade: Foi ele que me apresentou a deliciosa combinação café, leite, bolacha e um toque de manteiga dentro de uma caneca!! Amooooo

WP_20150625_003

KPC 18/07/2012

